O escape game, também conhecidos como jogo de escape, começou como uma atividade de lazer e diversão, mas logo conquistou o mundo corporativo e se tornou uma das principais dinâmicas de análise e desenvolvimento de pessoas. Diversas empresas, em todo o mundo, utilizam os jogos de escape para análise de candidatos em um processo de seleção ou no desenvolvimento de equipes de alta performance.
Veja aqui as 5 principais vantagens que os escape games tem a oferecer para as empresas:
1. Foco em resultados
Os jogos de escape tem muitas semelhanças com o ambiente empresarial, uma vez que apresentam uma meta clara (escapar da sala) e um prazo definido (1 hora). Este contexto estimula as pessoas a trabalharem sob pressão e ter foco no resultado. Para cumprir seu objetivo no tempo limite, os participantes precisam trabalhar em equipe e utilizarem raciocínio lógico e criatividade para solucionar todos os desafios que encontrarem no jogo.
2. Trabalho em equipe na veia!
Uma premissa fundamental dos escape games é o trabalho em equipe. Os jogos exigem muita comunicação e colaboração entre os participantes, para que em conjunto consigam encontrar a solução dos desafios. Além de gerar maior integração entre as pessoas, também é possível analisar o funcionamento de cada grupo e identificar oportunidades de desenvolvimento.
3. Análise de comportamentos e competências
Os jogos de escape tem um diferencial em relação a maioria das dinâmicas existentes no mercado por proporcionarem aos participantes uma experiência completamente imersiva, fazendo com que os comportamentos apareçam de forma natural e espontânea. Através da observação do jogo por câmeras de vídeo, é possível identificar o perfil de cada pessoa na equipe e de que forma cada uma se relaciona com os demais. Desta forma, o escape game torna-se uma ferramenta aliada na análise de candidatos em um processo seletivo ou no desenvolvimento das pessoas de uma equipe.
4. Inteligência analítica e emocional
O escape game apresenta desafios que estimulam a inteligência analítica dos jogadores, tais como análise de dados, conexão de informações e ideias e raciocínio lógico. Ao mesmo tempo, também exigem competências emocionais dos jogadores, como controle emocional e capacidade de trabalhar em equipe.
5. O famoso “pensar fora da caixa”
As pessoas são estimuladas a entrarem em um ambiente desconhecido e a realizarem desafios fora de sua zona de conforto, fazendo com que tenham que buscar soluções fora do convencional e romper paradigmas. Isso faz com que gerem novos insights para mudança e até mesmo possam fazer uma reflexão sobre seu modelo mental no ambiente de trabalho.
Boa tarde!
Estou pesquisando escape game como tema de TCC, Etec Polivalente de Americana!
Estou atrás de mais material, quando surgiu no brasil, qual beneficio empresa/colaborador..quem defendeu a eficacia desse jogo para corporativo??
Nesse site já anotei assuntos interessantes e importantes
Se puder colaborar com mais informações ou indicar sites, agradeço.